MINHA CRENÇA

Creio que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus e a autoridade máxima, revelando que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Creio que o Homem é criado à imagem de Deus, para uma vida eterna através de Cristo. Embora todos os homens tenham pecado e careçam da glória de Deus, estando totalmente perdidos sem Cristo, Deus faz a salvação possível através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Creio que arrependimento, fé, amor e obediência são respostas necessárias e adequadas à graça de Deus estendida a nós, e que Deus deseja que todos os homens sejam salvos e venham a ter conhecimento da Verdade. Creio que o poder do Espírito Santo é demonstrado em nós e através de nós para o cumprimento do último mandamento de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

Curso de Teologia

SANDÁLIAS DA HUMILDADE


Em certa feita, um amigo de ministério chamou-me a um canto logo após um evento que eu dirigira Onde Deus operou abundantemente com a Sua Graça e me disse: “Enoque, você é um falso humilde”. Confesso que fiquei arrasado; parecia que um mundo desabou sobre mim, tamanha era a minha tristeza. Por um tempo fiquei a meditar nas hipóteses que levariam o meu amigo falar aquilo comigo. Não consegui entender; também não me achava um falso humilde. 

Talvez naquele dia ele tivesse lido “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne” Cl 2.23. Hoje, se ele voltar a falar comigo a mesma coisa, vou entender que sou aos olhos dele, orgulhoso, convencido, irreverente e insubmisso.

Talvez o meu amigo quisesse dizer que não era possível Deus me usar de forma fervorosa sem que eu me ensoberbecesse e então, eu mantinha uma forjada aparência exterior de humildade para ter espaço dentro de uma sociedade eclesiástica. O que estava acontecendo para ele, em sua “verdade” era a exteriorização de uma virtude confundida com possível a farsa de uma representação.

Hoje, ao ver uma dupla de pessoas famosas tentando forçar alguém a calçar as sandálias da humildade, lembro-me do mal que causei a um amigo bem próximo por deixar aos seus sentimentos, transparecer a falta de humildade. As diferenças são ou podem ser mínimas, ou apenas de ponto de vista de quem está em posição não congruente.

Para os cristãos a humildade é um princípio e não uma escolha. É para fazer parte das características intrínsecas de cada um. É uma das mais importantes virtudes que um cristão pode ter. Quando Pedro diz: “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” 1 Pe 5.5, está dizendo que os soberbos não têm a Graça de Deus.

A humildade vai à frente da honra, Pv 15.33. Muitas vezes queremos a honra sem humildade. Isto não é possível nem quando se usa a força. A honra é dada pelo coração, tem que sair de dentro de um coração sincero. Posições de destaque, fama, dinheiro e poder não são elementos que garantam a alguém ser honrado. Uma coisa é a honra outra é a manifestação honrosa por decreto.

Modéstia é um dos significados de humildade. Jesus foi um autêntico exemplo disto, como podemos ver no episódio de Sua captura ao ser traído por Judas. O Diácono Orlando Ferreira da Silva Filho, que trabalha comigo na Plataforma de Enchova, comentava a respeito do beijo que serviu para identificar a Jesus. Comentava o valoroso obreiro: Se Jesus tivesse uma vida com característica contrária à forma humilde, certamente seria conhecido pelos soldados que o prenderam, não havendo em necessidade de identificação pelo traidor, Mt 26.48, mas por uma forma de vida destacada.

A humildade é parceira do obreiro, At 20.19. Uma das coisas mais esquisitas que pode existir é um evangelista arrogante; um cantor orgulhoso; um testemunhante vaidoso. A humildade é um elemento vital para que possamos resistir aos mais fracos, Ef 4.2; se revestidos de humildade teremos consciência de que somos menores do que o nosso semelhante, como disse Paulo: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” Fl 2.3. Como eleitos santos e amados de Cristo e como tais, devemos acrescentar a outras qualidades a humildade, Cl 3.12.

Os soberbos estão fora do plano de Deus. Os humildes estão debaixo de Sua Graça, Pe 5.5.

Eu dependo da graça de Deus.


Ev. Enoque Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.