MINHA CRENÇA

Creio que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus e a autoridade máxima, revelando que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Creio que o Homem é criado à imagem de Deus, para uma vida eterna através de Cristo. Embora todos os homens tenham pecado e careçam da glória de Deus, estando totalmente perdidos sem Cristo, Deus faz a salvação possível através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Creio que arrependimento, fé, amor e obediência são respostas necessárias e adequadas à graça de Deus estendida a nós, e que Deus deseja que todos os homens sejam salvos e venham a ter conhecimento da Verdade. Creio que o poder do Espírito Santo é demonstrado em nós e através de nós para o cumprimento do último mandamento de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

Curso de Teologia

Crer não é tomar posse!



Existem algumas coisas que são por si só, difíceis de entender e, consequentemente, de explicar. Se eu pedir para você que lê este artigo me explicar de forma prática e concreta o que é fé, você provavelmente terá dificuldade. Você pode até ter uma resposta pronta do tipo: a fé é a certeza das coisas que não se veem. É uma excelente resposta, é bíblica (Hebreus 11.1), mas ainda é pouco concreta e pouco prática. Eu repito, quero uma definição que seja prática e concreta porque estou cansado de ver um evangelho que é teórico e abstrato, e acho que você também deve estar. A verdade é que nossa sociedade está saturada disso.

Estou imaginando que você talvez tenha dificuldade para formular esta definição porque eu também tive dificuldade para formulá-la. Vamos ao texto: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hebreus 11.1,3.

Venhamos e convenhamos que, estes, não são versículos de uma fácil aplicação prática, muito menos concreta. Mas podemos chegar a, pelo menos, três conclusões:



1. A fé abre o nosso horizonte para o futuro.



Sabendo que a fé é a certeza das coisas que se esperam, ou o firme fundamento das coisas que se esperam, posso abrir os olhos para uma realidade a ser esperada. Posso chegar a conclusão que o hoje não é tudo e que ainda que os meus olhos se fechem e meu coração não bata mais, não é o fim, há uma realidade a ser esperada. TER FÉ É SABER QUE O HOJE NÃO É TUDO!



2. A fé abre o nosso horizonte para o que não vemos.



Se a fé é a certeza ou a prova de fatos que não vemos, podemos abrir a nossa mente e o nosso horizonte para um outro mundo que se passa bem diante dos nossos olhos, mas que nossos olhos não podem contemplá-lo. É por conta desta certeza que podemos acreditar em Deus, sendo que não O vemos. A fé abre a nossa mente para crermos também no invisível. Não é preciso muita fé para reconhecer que existe um mundo de coisas que não vemos: sentimentos, vontades, emoções, expectativas, medos, o próprio futuro. Este mundo invisível está diante de nós o tempo todo. TER FÉ É SABER QUE O NOSSO CAMPO VISUAL NÃO É TUDO!



3. A fé abre o nosso horizonte para o que não entendemos.



Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus. Uma grande constatação que podemos fazer na vida é que nem tudo poderá ser entendido pela razão humana. Existe um mundo de coisas que não vemos e que não conseguiremos entender, justamente porque só entenderíamos se tivéssemos visto. O modo como o mundo foi criado nunca será entendido completamente pela razão humana, porque o homem não estava lá para vê-lo. A morte nunca será bem entendida pelo homem porque ele não está lá do outro lado para ver o que tem depois da morte. A doença, a perda de emprego, o tsunami, o tiroteio, o suicídio, o câncer, o Alzheimeir, o Parkinson, seja lá o que for, pode nunca ser bem entendido, porque existem coisas por trás que nunca serão vistas. A solução para estes casos é abrir o horizonte para contemplarmos um mundo que extrapola o que podemos ou não entender, e que nossa razão é limitada diante da fé, mas que isso não faz da fé uma atitude irracional, pelo contrário, amplia o horizonte da razão, não o limita. TER FÉ É SABER QUE A NOSSA RAZÃO NÃO É SUFICIENTE PARA ENTENDER TUDO.



Em síntese, a fé é a certeza de que há um mundo que não vemos e não entendemos misturado e interferindo neste que vemos e entendemos.

Mas e Deus, onde se encaixa em tudo isso?



A Bíblia nos afirma no mesmo texto que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6), ou seja, esta fé agora, depois de entendida, precisa ser direcionada, depositada em Deus, senão não adianta nada. Sendo assim, seguindo nossa definição anterior, se a fé é a certeza de que há um mundo que não vemos e não entendemos misturado ao que vemos, a fé em Deus é dar a Deus o controle de todas as coisas que não vemos e que não entendemos.



Mas o que nos leva a entregar o invisível a Deus?



A continuação do texto de Hebreus 11, conta a história dos primeiros herois da fé, e vai dizer o porque eles decidiram ter fé, e como foi este processo (recomendo a leitura). Uma coisa que me chamou a atenção é que todos eles tinham uma coisa em comum: todos se entregavam a Deus (entregavam o que não viam e não entendiam) porque confiavam profundamente em Seu caráter, muito mais do que em suas promessas. Foi assim com Enoque, que andou com Deus e não se sabe para onde nem fazendo o que. A referência que se faz é que Enoque se aproximou de Deus porque cria que Ele existia e que era galardoador daqueles que o buscavam. Enoque não queria um prêmio específico, Enoque queria andar com Aquele que premiava, porque confiava que Ele era bom e sabia recompensar. Mais a frente o texto fala de Abraão, dá diversas demonstrações de sua fé, primeiro obedece a Deus e faz uma grande mudança, sem saber informações do lugar para onde ia e de como moraria lá. Foi por um motivo, porque sabia que se era Deus que estava chamando para uma mudança ele podia ir, pois Deus é bom e quer o melhor para nós. Depois quando provado por Deus no Monte Moriá, quando o filho da promessa lhe é solicitado, mostra para Deus que sua confiança não estava nas promessas que Deus havia feito, sua confiança continuava no Deus que havia prometido que pode dar e tirar. Não colocou toda a esperança na promessa, mas Naquele que prometeu, porque sabia que Aquele que prometeu era poderoso para ressuscitar, a confiança não estava na promessa, mas no caráter poderoso do Deus bondoso. Sara, a esposa de Abraão, quando lhe foi prometido um filho, o texto diz: “Teve por Fiel aquele que lhe havia prometido…”Sara não confiou em promessas, confiou no caráter fiel e bondoso de Deus, por isso entregou o que não via e o que não entendia a Deus. Foi assim com todos, confiaram na bondade, na fidelidade, no amor, na misericórdia, no caráter galardoador de Deus, e por isso entregaram o invisível e o incompreensível a Deus.

Ter fé em Deus então é entregar o que não vemos e não entendemos em Suas mãos porque confiamos em Seu caráter. Isto vai progredindo até que confiamos tanto no caráter Dele que queremos ter o caráter Dele em nós, queremos ser bondosos, fiéis, justos, misericordiosos, amorosos, queremos copiá-Lo. A expressão exata da fé é reproduzir o caráter de Deus em nós, porque confiamos tanto no caráter Dele, o consideramos tão infalível, que queremos ser iguais. De tal forma que, crer em Deus, ter fé, não é tomar posse de um monte de coisas (Abraão morreu sem tomar posse da terra, viver na terra da promessa sem querer tomar posse de tudo), antes, crer é confiar tanto no caráter de Deus que queremos ser possuídos por Ele e não queremos mais invadir terras, mas sim sermos invadidos pelo Seu caráter. A única posse que não poderíamos abrir mão de modo algum, se é que podemos dizer assim, é de ver o caráter de Cristo sendo formado em nós. Ter fé não é ser dono de um monte de coisa, nem sair tomando posse de tudo, ter fé é dar o controle de tudo que não vemos e não entendemos a Deus, até chegarmos à plenitude da estatura do caráter de Cristo. Não precisamos ter a posse de tudo, só precisamos ser completamente possuídos por Cristo, de forma que possamos dizer: Não vivo mais eu, Cristo vive em mim! Ele sabe do que precisamos e o que deve nos dar, Ele é galardoador dos que o buscam, Ele é fiel, e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito (o propósito de Deus é que sejamos parecidos com Jesus Rm 8.29).

Você não precisa ficar preocupado com as promessas, nem mesmo com o futuro, ou com as coisas invisíveis e difíceis de entender. Entregue tudo isso a Deus porque Ele é bom, confie Nele, confie a Ele o seu futuro, seu invisível, e até o incompreensível. ENTREGUE-SE A DEUS, DESCANSE, ENTREGUE SEU CARÁTER A DEUS, DEIXE ELE VIVER EM VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.