MINHA CRENÇA

Creio que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus e a autoridade máxima, revelando que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Creio que o Homem é criado à imagem de Deus, para uma vida eterna através de Cristo. Embora todos os homens tenham pecado e careçam da glória de Deus, estando totalmente perdidos sem Cristo, Deus faz a salvação possível através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Creio que arrependimento, fé, amor e obediência são respostas necessárias e adequadas à graça de Deus estendida a nós, e que Deus deseja que todos os homens sejam salvos e venham a ter conhecimento da Verdade. Creio que o poder do Espírito Santo é demonstrado em nós e através de nós para o cumprimento do último mandamento de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

Curso de Teologia

Para que buscar?


Assim Davi fugiu e escapou, e foi a Samuel, em Ramá, e lhe participou tudo quanto Saul lhe fizera; e foram, ele e Samuel, e ficaram em Naiote.
E o anunciaram a Saul, dizendo: Eis que Davi está em Naiote, em Ramá.
Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.
E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaram.
Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá.
Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.
E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?                                           “I Sm. 19.18-24”

Porque buscar a Deus?

  A resposta à essa pergunta é óbvia. Somos ínfimos diante de Deus e carecemos de sua glória. Todo ser humano precisa buscar a Deus para se realizar, pois nada pode satisfazer essa necessidade de relacionar-se com Deus, a não ser o próprio Deus. O homem foi criado como um espiritual e relacional. Deus se relacionava com o ser humano até que este caiu.

  Na vida vemos a ascensão e a decadência de muitas pessoas. Saul foi um jovem escolhido por Deus para reinar sobre o seu povo, mas se envaideceu com a sua prosperidade e abandonou a presença do Senhor. Aí começou a sua decadência.

Então Deus chamou a Davi, um humilde pastor, de uma família pobre da pequena cidade de Belém. Da mesma maneira que o então rei Saul, Davi foi ungido para servir a Deus e ao seu povo. Com muita humildade ele começou a ser honrado e suas vitórias incomodaram a Saul.
Havia uma diferença entre estes dois homens:
-Saul buscou e contou com a ajuda de Deus enquanto achou que precisava. Quando cresceu e prosperou, abandou a presença de Deus e ficou orgulhoso confiando em sua capacidade.
-Davi, em suas lutas deste o meio do rebanho no pasto até ao trono, em suas vitórias, derrotas e pecados, tinha o coração sempre voltado para o Senhor e se refugiava na casa de Deus.

Muitas vezes somos assim como Saul e nos esquecemos do Senhor quando prosperamos. Por isso vamos aprender com o exemplo de Davi, que buscava a Deus constantemente. 


O que você veio fazer na Igreja?
 Davi buscava ao Senhor no templo todos os dias (Salmos 27.4 e 91.1). Mas desta vez não foi lá porque seria achado por Saul que o perseguia. Então procurou a Casa dos Profetas por ser um lugar onde o Senhor é invocado.
 Não é por ter se tornado rei que Davi não tinha problemas. Ele lutou muito. Sofreu. E sempre vencia por que confiava em Deus. E quando estava no auge, rendia tudo em louvor e glória a Deus. Davi buscava a Deus por que o amava (Salmos 18.1, 2).

Busque ao Senhor também por amor e quando estiver aflito Ele te livrará de todos os perigos.
Busque a Deus por amor!
                        
Três vezes Saul mandou seus servos à Casa dos Profetas para pegar Davi e os servos profetizaram ali. Embora estes servos foram à Casa dos Profetas agradar Saul a quem tinham medo e para prender Davi, Deus por sua misericórdia os visitou com o Espírito Santo e eles também profetizaram. Provavelmente o que eles profetizaram foram palavras de bênção para a vida e reinado de Davi. Por isso não podemos ter medo quando estamos na presença de Deus, pois até mesmo se alguém vier nos fazer mal, Deus transforma a maldição em bênção.
Muitas pessoas hoje também vão à igreja pra agradar o pastor, por causa da família, por medo do pai e da mãe, e até para ter status com cargos e agradar o seu próprio ego. Alguns vêm em busca de ouvir algo que gostam como boa música, mensagens de conforto e até para mostrar suas roupas, mas estão enganados. Há aqueles que procuram participar só das festas para comer. E também quem gosta de ter um lugar para passear.

Jesus disse a Nicodemos, que era um aparente religioso: “não te admires de eu te dizer uma coisa: você tem que nascer de novo” João 3.7. Não adianta apenas estar na Igreja, é preciso entregar-se totalmente ao Senhorio de Jesus.
Não venha à Igreja apenas para agradar aos outros, venha para agradar ao Senhor Deus!

Saul ficou irado ao ver que dois grupos de seus servos foram buscar Davi e além de não o trazerem, ainda profetizaram bênçãos sobre ele, que resolveu ir ele mesmo para prender Davi.
Saul só ia à Casa de Deus quando precisava. Neste momento foi à Casa dos Profetas para fazer o mal e seu interesse era prejudicar Davi. Saul achava que podia tudo por que ele era rei. Mas não era propósito de Deus permitir que Saul tocasse em Davi.

Nesta ocasião ao chegar à Casa dos Profetas, Saul não resistiu à presença de Deus que estava naquele lugar e foi visitado pelo Espírito Santo começando a profetizar.
Três coisas aconteceram com Saul:
“caminhando profetizava”, por que Deus quebrantou o seu coração enquanto ia à Casa dos Profetas, por isso ele mesmo começou a falar palavras de bênção sobre a vida de Davi. Mas estas palavras não eram dele, foi o Espírito Santo que falava através de sua boca.

O que você tem falado? Saiba que as palavras têm poder. Quando você for a algum lugar, principalmente à Igreja, venha profetizando palavras abençoadas e quando você chegar, tudo será maravilhoso.
“despiu sua túnica”, a capa real era o que diferenciava Saul do resto das pessoas. Ele tirou a sua túnica naquele momento para reconhecer a Deus como o Rei em sua vida. Saul não poderia chegar a Deus com todo o seu orgulho. É preciso RENÚNCIA para se aproximar de Deus com humildade.

Qual tem sido a sua capa? Há pessoas que se escondem atrás de aparências, mas quando se aproximam de Deus todas as máscaras caem. Muitas vezes Deus permite problemas em nossas vidas para nos humilharmos diante Dele e deixar todas as nossas capas e máscaras, para reconhecer que Ele é o nosso Rei.
“esteve deitado em terra”, ao se lançar em terra, Saul se humilhou diante de Deus de modo que as pessoas questionavam sobre ele dizendo: ‘o que? o rei Saul caído em terra?’ e não acreditavam no que viam.

Para vencer é preciso se humilhar como diz Lamentações 3.29 “põe a tua boca no pó, talvez ainda haja esperança”.
O que é preciso para dobrar os seus joelhos? Muitas pessoas esperam por lutas para dobrar seus joelhos diante de Deus, mas não faça isso pois a Bíblia diz que um dia “todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor” (Fp 2.10,11) então não espere, faça isso hoje.


Venha como está!

Como você tem buscado a Deus? Como tem vindo à casa do Senhor? Você tem buscado a Deus por amor como Davi? Para agradar aos outros como os servos de Saul? Ou por interesse como Saul?
A mensagem deste texto é que não importa como você veio e sim como você vai sair daqui hoje. E daqui para frente você virá de uma maneira diferente.
A Igreja é a Casa dos Profetas, seu lugar de refúgio nas horas difíceis. O Espírito de Deus está aqui e quer entrar em sua vida fazendo você profetizar. Todas as pessoa que entrarem nesta igreja sairão diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário