MINHA CRENÇA

Creio que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus e a autoridade máxima, revelando que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Creio que o Homem é criado à imagem de Deus, para uma vida eterna através de Cristo. Embora todos os homens tenham pecado e careçam da glória de Deus, estando totalmente perdidos sem Cristo, Deus faz a salvação possível através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Creio que arrependimento, fé, amor e obediência são respostas necessárias e adequadas à graça de Deus estendida a nós, e que Deus deseja que todos os homens sejam salvos e venham a ter conhecimento da Verdade. Creio que o poder do Espírito Santo é demonstrado em nós e através de nós para o cumprimento do último mandamento de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

Curso de Teologia

SERMÃO PARA O ANO NOVO


Texto: Filipenses 3:13,14
“…Mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”



Pensando hoje sobre a rapidez com que o ano passou, me lembrei de uma poesia de Olavo Bilac, sobre o tempo. Ela diz:
Sou o tempo que passa, que passa, sem princípio, sem fim, sem medida!
Vou levando as vaidades da vida!

A correr, de segundo em segundo, Vou formando os minutos que correm…
Formo as horas que passam no mundo, Formo os anos que passam e morrem.

Ninguém pode evitar os meus danos…
Trabalhe porque a vida é pequena, E não há para o tempo demoras!
Não gaste os seus minutos sem pena!  Não faça pouco caso das horas!

(O tempo, De Olavo Bilac)
A chegada do Ano Novo traz para nós, muitas expectativas e esperanças de um tempo futuro melhor. As pessoas se cumprimentam desejando um feliz e PRÓSPERO ANO NOVO…Todos querem ter um ano melhor!
Acho que Ano Novo, é  ocasião oportuna para que a gente possa falar de mudanças em várias áreas de nossas vidas.


Para  termos um Ano melhor precisamos esquecer as coisas que ficam para trás e avançar adiante em direção a alvos claros.
ENTÃO, QUAL DEVEM  SER OS POSICIONAMENTOS DO CRENTE PARA QUE O ANO NOVO SEJA O ANO DA VITÓRIA:

 Não fique pensado apenas no passado.

Veja o que diz a Palavra do Senhor:
“…mas, uma coisa  faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam…” – v.13
Acredito que Paulo não está mandando que esqueçamos das coisas boas que aconteceram este ano, em nossas vidas. O apóstolo Paulo não está mandando que você esqueça do aniversário da esposa, dos momentos especiais do seu casamento, dos momentos gostosos que você teve com sua família e seus amigos. Alias, há muitas coisas que mantermos em nossas lembranças: o primeiro dia do trabalho, o primeiro dia na faculdade, os dias da lua de mel, os momentos em que você namorada com tua esposa, os amigos das infância, os familiares queridos que já partiram para a eternidade.
Mas, Paulo diz que devemos esquecer algumas coisas. ACREDITO QUE PAULO ESTÁ NOS MANDANDO ESQUECER  TUDO QUE NOS AFASTA DE DEUS. Irmão, entenda que existem lembranças que podem te afastar de Deus.
ILUSTRAÇÃO I: Há alguns anos atrás, conheci um irmão que deixou uma vida de prostituição e mundanismo. Sua esposa, não acreditava na real libertação daquele homem e sempre estava amargura, com as lembranças de traições passadas, das infidelidades praticadas. Sem perceber, esta irmã estava afastando o seu casamento de Deus, por causa de lembranças dolorosas do passado. MUITAS VEZES, PRECISAMOS PEDIR A DEUS FORÇAS PARA ESQUECER LEMBRANÇAS QUE PRODUZEM DECEPÇÃO, RESSENTIMENTO, OU AMARGURA.
Para termos vitória sobre nossas lembranças ruins devemos orar assim: “Senhor Deus, ajude-me a esquecer lembranças que estão tirando a minha paz e a minha comunhão com o Senhor.”
ILUSTRAÇÃO II: Quatro dias após o enterro de Lázaro, Jesus chega em Betânia (Jo. 11). Ao ver Jesus, Marta aflita e angustiada diz: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Os sofrimentos de Marta fizeram com que ela esquecesse de algo importante: DEUS SEMPRE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS DE NOSSA EXISTÊNCIA, INCLUSIVE NAQUELES MAIS DIFÍCEIS.
Amados, muitos pensam do mesmo jeito que Marta. Acreditam que em alguns momentos difíceis dos anos que passaram, Jesus não estava presente. Mas, veja o que diz a palavra:
Gênesis 28:15 diz:  “Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.”
Isaías 43:2 diz: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
Mateus 28:20: “…e certamente estarei convosco até a consumação dos séculos”.
Portanto irmão, busque libertação das lembranças que estão te afastando de Deus, e creia que Deus sempre esta(va)  presente em todos os momentos do ano que passou e do ano que vai chegar!

 É para frente que se anda

“... e avançando para as coisas que estão diante de mim….” v.13
É hora de avançar irmãos. Às vezes, quando termina uma reunião importante fico pensando: ah, se eu tivesse feito isso de outra forma talvez ficasse melhor”. Quantas vezes nós ficamos arrependidos com coisas que dissemos ou fizemos e como gostaríamos nestas horas de ter o poder de modificar o passado. Ah, se existisse uma máquina do tempo!!!!
Entenda irmão, que O TEMPO É COMO UMA ESTRADA DE MÃO ÚNICA. Você não pode entrar na contra mão desta estrada, porque ela só tem mão única. O tempo não volta!
É por causa da inflexibilidade do tempo que devemos seguir o conselho de Paulo: “avançando para as coisas que estão diante de mim”. Mas afinal que coisas são estas que estão diante de  nós?
Na Bíblia, Deus sempre estava colocando coisas valiosas diante de seus servos.
Para o rei David Deus promete em 2 Samuel 7:16:”…tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti….”. Deus esta colocando diante de David a possibilidade de ter a sua casa restaurada.
Em Hb. 12:1,2 o texto diz: “corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé…..”. Deus tem colocado Jesus diante de você. Caminhe nesta vida, sempre olhando para Cristo, que está a sua frente. Deus tem colocado diante de você uma família, uma Igreja, irmãos, amigos e a Palavra. Tudo isso é benção de Deus!!!
No ano que entra, avance em mais comunhão com os irmãos, em mais oração e em mais compromisso com a Igreja. Corte laços que te prendem ao passado e avance irmão, porque adiante, Deus tem vitória pra você!!!

 Seja determinado, e tenha alvos nítidos

“…prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus…” v.14
Tenha alvos claros para este ano que entra. Ore a Deus, e peça que o Senhor te ilumine dando a você direção sobre estes alvos. Paulo tinha alvos claros: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.” I Cor.  9:26.
Quem tem alvos de Deus deve ter tem também disciplina para alcança-los. Veja o que diz o V27: “Subjugo o meu corpo, e o reduzo a escravidão….”. Para ser vencedor, o atleta precisa treinar diligentemente, e até mesmo se submeter a certos sacrifícios.
Temos que ter meta, propósito, disciplina e objetivo na vida! Na corrida da vida, é importante saber antecipadamente aonde desejamos chegar, e lutar para alcançar o alvo estabelecido… Para que o seu ano novo seja o “Ano da Vitória”, defina logo seus alvos, e inicie agora mesmo a sua caminhada!
A época de virada de ano é muito propícia a previsões esotéricas, aos tarôs, numerologias e profetismos. Muitos ficam excessivamente preocupados com o futuro, desejando saber o que irá acontecer… Não faça isto! Não se preocupe demais com futuro.
Pense mais sobre que você poderá fazer para melhorar a sua qualidade de vida, hoje com relação a Deus, a sua família  e a Igreja. Valorize o seu tempo! Este pode ser o ANO DA VITÕRIA.
ENTREGA O TEU 2010 AO SENHOR CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ!!!

PAZ EM 2010



È Ele(JESUS), com efeito, que é a nossa Paz – Ef2,14

 Sempre que nos encontramos ás portas de um ano novo nós falamos muito  de Paz, da necessidade de Paz no próximo ano.
Paz,Paz,Paz… Que Paz vem a ser essa?
Muitas vezes procuramos uma Paz externa, distante, fria; Buscamos na verdade uma ausencia de Guerra, de sofrimentos, de problemas. Mas Paz não é ausencia de Guerra!!! Podemos dizer que Paz é um estado de alma;  O CIC nº2305 vem dizer que Paz é a tranquilidade da ordem. As violencias que vemos no mundo presente são puramente sinais de uma grande  guerra interior, de desordem interior. Sendo assim a Paz não é algo que nos vem de fora, mas ela é cultivada dentro de nós.
São Paulo diz em sua carta aos Efésios 2,14 – Ele é a nossa Paz!  A Paz que brota em nosso coração nos vem d’Ele como fruto do seu Espírito, Ele é “a Paz que excede todo entendimento/inteligencia” (Fl4,7). Por isso, é possível viver em Paz e muito mais do que é isso é possível viver A PAZ mesmo em meio a guerra, as perdas, aos sofrimentos, por que Ele é a nossa Paz.
A paz é a cultivadora de todos os dons do Espírito e a Oração cultiva a Paz, pois a oração nos leva até Jesus, nossa verdadeira Paz; Paz que não morre, que não abandona, que não condena, paz que é rocha, que é viva, presente, paz que transforma. É confiante nessa PAZ que devemos adentrar o ano de 2010.
Com paz no coração amaremos mais no proximo ano, seremos mais alegres, afáveis, pacientes, benevolentes etc… Externalizando assim  a Paz experimentada por nós.
Sejamos promotores e cultivadores dessa Paz!!!
FELIZ 2010, FELIZ VIDA NOVA….

Oração Eficaz

Oração eficaz



De início quero citar o seguinte acontecimento, que ilustra muito bem a oração eficaz:
Em um país do ex-bloco comunista o prefeito de uma pequena cidade lançava olhares invejosos em direção a um centro cristão de reabilitação. Ele espalhou calúnias para prejudicar os cristãos e para atrair medidas restritivas do Estado contra os cristãos. Ele teve sucesso? Sim, o trabalho e o raio de ação do centro de reabilitação foram reduzidos. Ele publicou resoluções que prejudicaram o centro. Ele tinha a esperança do centro ser fechado algum dia e esperava que nessa ocasião fosse receber toda a propriedade para fazer dela um asilo estatal. Será que com isso ele não iria conseguir muitos elogios da direção do Partido Comunista? Sem dúvida, mas tratava-se de um caso de evidente injustiça!
O que um cristão deve fazer em uma situação dessas? Ele deve organizar uma manifestação? Deve enviar uma carta de protesto ao redator-chefe do jornal local criticando a injustiça cometida? Ou será que ele deve resistir ao cumprimento das restrições? Ou será que ele deve ocupar a prefeitura acompanhado de seus colaboradores e não sair dali até que tudo tenha sido resolvido a seu contento? Não se precisa de muita fantasia para imaginar onde esse comportamento teria conduzido os cristãos em um país comunista.
Mas como foi que aqueles cristãos dominaram a situação? Eles aceitaram as restrições sem reclamar. E eles começaram a orar. O diretor do centro passou uma noite inteira em oração... e não tomou outra iniciativa qualquer, mas simplesmente confiou na proteção do Senhor.
Mas eis que uma série de fatos incomuns começou a acontecer. Um farmacêutico comunista da cidade ficou irritado com o prefeito e fez queixa em instâncias superiores argumentando que as restrições impostas ao centro de reabilitarão eram infundadas. Operários da fábrica local se desentenderam com o prefeito e declararam inválida sua assinatura na resolução. Alguns dias depois, o prefeito apareceu no centro de reabilitação, pediu desculpas pelos transtornos e ao mesmo tempo suspendeu todas as restrições que havia imposto.
Nesse acontecimento, a luta espiritual, a estratégia espiritual, as armas espirituais e a vitória espiritual tomaram forma concreta. ("In Bildern reden", Heinz Schäfer)
Todo verdadeiro filho de Deus anseia orar de maneira eficaz. Quais são as condições para isso? Em Tiago 5.16-17 somos conclamados:
"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com instância para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu." Tiago 5.16.17

Justiça Isolada Não Basta

"Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo..." O pré-requisito para que Deus nos ouça é sermos justos, e temos essa justiça única e exclusivamente em Jesus Cristo.
Justiça significa viver e agir exatamente da maneira que Deus aprova. Jesus Cristo foi a única pessoa sobre a terra que andou de modo tão perfeito nos caminhos do Senhor que Deus pôde lhe dar Sua plena aprovação. A justiça, assim como a Bíblia a entende, é concedida a todos os que crêem no Senhor Jesus:
"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" Romanos 10.4.

A Bíblia fala de Abraão e diz que ele creu em Deus e que isso lhe foi imputado como justiça (Tg 2.23). Essa justiça de Abraão mostrou seus frutos na maneira de viver de Abraão. Ela trouxe resultados; não era estática, mas muito dinâmica. E nós sabemos que as orações de Abraão foram atendidas pelo Senhor.
Igualmente a justiça que nós temos através de Jesus precisa ter conseqüências em nossa vida para que o Senhor possa ouvir as nossas orações. É uma justiça que se torna ativa. Se a justiça que Jesus nos proporciona não se refletir em nossa vida prática, nossas orações ficarão sem poder.
"A oração fervorosa de um homem justo tem grande poder e resultados maravilhosos..." (A Bíblia Viva). Isso não significa nada mais do que a justiça que Jesus nos dá produzindo seus frutos e resultados maravilhosos na prática. A oração do justo tem conexão com fervor e seriedade; ela não é um ato isolado. E orar com fervor é uma das coisas que têm sua origem na justiça que recebemos através de Jesus!

Justiça Dinâmica – Oração que pode ser atendida

"A oração fervorosa de um homem justo tem grande poder e resultados maravilhosos". Isso significa que, por um lado, a oração do justo tem que ser eficaz, mas também que existem orações que não têm efeito – e isso pode acontecer mesmo depois de já termos sido justificados por Jesus.

O que realmente faz parte da oração eficaz de um justo?

  • Disposição fraternal de perdoar
"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados" (Tg 5.16a).
Essa afirmação está intimamente ligada com a frase: "A oração fervorosa de um homem justo tem grande poder e resultados maravilhosos." Uma oração só pode ser fervorosa quando também existe fervor e sinceridade nos relacionamentos entre os irmãos em Cristo. Talvez muitas orações não sejam atendidas pelo Senhor porque existe discórdia entre os irmãos, porque se guarda rancor no coração e porque não existe disposição de perdoar o próximo e de confessar os pecados uns aos outros.
Quando a Bíblia nos exorta e diz: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros...", geralmente existe culpa em ambos os lados, por ambos terem se tornado culpados dentro de um relacionamento. E isso deve ser consertado por ambas as partes envolvidas, com as duas pessoas buscando o diálogo, confessando os pecados e voltando a orar uma pela outra.
A Bíblia ensina:
"E, quando estiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celeste não vos perdoará as vossas ofensas" (Mc 11.25-26).
A justiça de Jesus não pode se tornar manifesta onde existem conflitos e onde não existe a disposição sincera de um perdoar ao outro.
Há, por exemplo, brigas em uma família. Duas irmãs não se entendem. Talvez exista inveja entre elas. Ou é um casamento que não funciona direito, um cônjuge vive afastado do outro ao invés de viverem lado a lado e de viverem um para o outro. Ou pensemos na situação dentro da igreja: simplesmente não conseguimos nos relacionar com um certo irmão ou com uma certa irmã. Em certos assuntos temos opiniões diferentes. E então foram ditas palavras não muito amáveis. Agora, tudo o que o outro faz é questionado e posto em dúvida. E como é rápido pecar com os lábios falando mal do próximo para que a gente pareça melhor.
Mas o pior de tudo é quando não se consegue de jeito nenhum iniciar uma conversa franca e aberta, não consegue se aproximar do outro para confessar o próprio comportamento errado e quando não conseguimos nos humilhar pelos nossos erros. Se a gente fizesse isso, o outro poderia se sentir vitorioso, não é? Ou já temos uma desculpa pronta de antemão: "Com ele não adianta mesmo falar". E é assim que o pecado continua existindo dentro da igreja. Talvez procuremos ignorar o fato, reprimindo a lembrança do mesmo quando vem à nossa mente ou argumentando que a coisa não é tão grave assim, mas o pecado continua sem ter sido perdoado. Mas onde não aconteceu perdão, o pecado continua a persistir, assim como a Bíblia o diz:
"Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende" (Jo 9.31).

Queridos irmãos, nós todos desejamos que nossas orações sejam atendidas e que sejam eficazes! Por isso, batalhemos com ardor para que isso possa se concretizar. E o que precisamos fazer? Passar por cima dos nossos próprios sentimentos, fazendo um grande esforço e indo falar com quem temos problemas, confessando os pecados uns aos outros. Quem não faz isso, mas continua frio e distanciado em relação ao outro, está no caminho completamente errado. Provérbios 14.21a diz:
"O que despreza ao seu vizinho peca", e outra versão diz o seguinte: "O que despreza ao seu companheiro peca" (Ed. Rev. e Corr.). Provérbios 14.21a

Em Provérbios 6 são enumeradas seis coisas que aborrecem ao Senhor, mas a sétima é uma abominação para Ele: "... o que semeia contendas entre os irmãos" (v. 19). Por isso alguém certa vez transcreveu Tiago 5.16 assim: "A oração de uma pessoa que está em paz com Deus faz milagres." Mas eu só vivo em paz com Deus quando igualmente vivo em paz com meus irmãos em Cristo (1 Jo 2.9,11).

  • Fé inquebrantável e insistente
Exatamente Elias é usado para exemplificar essa verdade:
"Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com instância para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu" (Tg 5.17).
Elias é um dos maiores profetas do Antigo Testamento, e, através do Senhor, ele foi capaz de fazer coisas grandiosas em uma época de apostasia quando as pessoas abandonavam ao Senhor. Mas exatamente Elias é classificado como o homem que "era semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos." Em sua vida, ele experimentou altos e baixos – mas orava com fervor e tinha uma fé inabalável. Elias não tinha sentimentos diferentes dos nossos. Ele era sujeito aos mesmos altos e baixos pelos quais nós passamos. Mas em sua fé ele era inabalável!
Aqui a Bíblia quer nos ensinar que não devemos olhar para as aparências, nem para os nossos sentimentos e muito menos para as circunstâncias, e que não devemos condicionar nossa vida de oração a essas coisas. Mas somos exortados e animados a orarmos com uma fé que não vacila.
Tenhamos nova coragem e novo ânimo para orarmos fervorosamente, com seriedade, e para assumirmos atitudes concretas, atitudes de justiça que são imprescindíveis para que nossas orações sejam respondidas. "Muito pode, pela sua eficácia, a súplica do justo."